«Com 3.000 consultas marcadas, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, abre segunda-feira a urgência central, com capacidade para atender até 300 doentes, naquele que será o derradeiro teste ao impacto da abertura desta unidade de saúde em outras instituições.
Em entrevista à agência Lusa, o administrador executivo do Hospital Carolina Beatriz Ângelo, Artur Vaz, revelou que foram marcadas até ao momento 3.000 consultas de especialidades, com destaque para a oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia e ortopedia.
Na quarta-feira, o hospital abriu a urgência pediátrica, tendo recebido a «visita» de 90 crianças, mais 80 na quinta-feira.
Através da urgência obstetrícia nasceram duas crianças, tendo sido registados dez atendimentos desde quarta-feira.
Ao nível dos internamentos, Artur Vaz disse que os 250 doentes recebidos foram fundamentalmente os encaminhados pelo Hospital Santa Maria, em Lisboa.
A partir de segunda-feira é que será possível avaliar o verdadeiro impacto da abertura do Hospital Beatriz Ângelo nas outras unidades de saúde, nomeadamente o Santa Maria e o Pulido Valente.
A urgência central deste hospital tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia.
Questionado sobre as reclamações dos utentes, Artur Vaz disse que o hospital registou até ao momento apenas uma queixa, relacionada com a obrigatoriedade de pagamento do parque de estacionamento.
Neste hospital – que Artur Vaz apresenta como «o mais moderno de Portugal» – trabalharão cerca de 1.200 pessoas, das quais 280 são médicos, 320 enfermeiros e 60 a 70 técnicos de diagnóstico.
O hospital, construído em Parceira Público Privada (PPP), servirá uma população de cerca de 300 mil pessoas oriundas dos concelhos de Loures, Odivelas, Sobral de Monte Agraço e as freguesias de Malveira, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro do concelho de Mafra.»
Imagem in Google