O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, consagrou esta manhã a igreja de São José de Nazaré, no Catujal, no concelho de Loures. Na celebração que reuniu perto de mil pessoas, o cardeal referiu que "somos uma Igreja Imperfeita e por isso continuamente pedimos perdão".
A abertura do templo católico, cuja primeira pedra foi colocada há mais de vinte anos, era aguardada com grande expectativa pela população, pelo que os 370 lugares no interior da igreja rapidamente foram ocupados havendo necessidade de colocar dois ecrãs gigantes no exterior para os fiéis assistirem à consagração do altar.
D. José Policarpo sublinhou a importância do altar na ligação dos crentes a Deus e a distinção entre a Igreja da terra, feita por homens e "às vezes muito imperfeita", e a Igreja do Céu.
"O altar é o principal elemento comum entre a igreja da terra e a do Céu", acrescentou. O Cardeal de Lisboa lembrou que "quem não desejar um dia chegar ao Céu não percebe nada da igreja".
No final da sua homilia, D. José Policarpo lembrou as dificuldades da vida. "Não há dias iguais, uns são mais simples e outros mais complicados. Aprendam a vir aqui, junto do altar, buscar a força para viver", acrescentou.
A festa de inauguração da igreja do Catujal prolonga-se até de madrugada com o lançamento de fogo-de-artifício previsto para a 1h00. A paróquia do Catujal reunia na capelinha de Nossa Senhora da Nazaré, um espaço muito pequeno perante o crescimento demográfico desta localidade da freguesia de Unhos, que conta com seis mil habitantes.
Após um almoço de churrasco ao ar-livre a tarde e a noite é preenchida com a actuação de grupos de dança africana e ranchos folclóricos.
in CM online, 01-5-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário