«Os cidadãos cabo-verdianos recenseados em Portugal poderão votar nas eleições legislativas de Cabo Verde, no domingo, em 48 mesas de voto espalhadas pelo território português, divulgou a embaixada cabo-verdiana em comunicado.
As mesas de voto estão distribuídas pela região de Lisboa e Vale do Tejo, pela região Norte e Sul do país, além da região autónoma dos Açores.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, as mesas estarão localizadas em Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Barreiro, Buraca, Carnaxide, Casal de São Brás, Cova da Piedade, Damaia, Mina, Monte da Caparica, Odivelas, Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Restelo, Rio de Mouro, Sacavém, São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga, e Zambujal.
Os cidadãos que estejam recenseados na região Norte, poderão votar em Aveiro, Braga, Caminha, Coimbra, Leiria e Porto.
Na região Sul, as mesas de voto estarão localizadas em Beja, Évora, Faro, Portimão e Sines.
Nos Açores, as mesas ficarão localizadas em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira; Madalena do Pico, na Ilha do Pico, e em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
O total de eleitores cabo-verdianos recenseados para as eleições legislativas e presidenciais de 2011 ascende a 309.617, menos 4,5% do que o universo eleitoral de 2005, segundo o ministro da Administração Interna, Lívio Lopes.
No exterior estão recenseados 37.645 eleitores, sendo que a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal representa a maioria dos recenseados (12.614), seguida pela comunidade nos Estados Unidos (7.700), França (3.987), Itália (2.337), Holanda (1.268) e Espanha (1.236).
O comunicado da embaixada de Cabo Verde refere ainda que, para votarem, os cidadãos cabo-verdianos devem levar o passaporte ou o bilhete de identidade cabo-verdianos, mesmo que se encontrem caducados, ou de título de residência ou passaporte português válidos.
No domingo, as mesas de voto abrem às 8h00 e encerram às 18h00.
Para mais informações sobre os locais de votação, os interessados devem dirigir-se à secção consular da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, aos consulados honorários no Porto, em Portimão e em Coimbra, ou aos gabinetes de Apoio Consular em Setúbal e em Sines.
Para saberem em qual a mesa de voto a que se devem dirigir e o respectivo endereço, os eleitores cabo-verdianos podem consultar os sites da embaixada de Cabo Verde (www.embcv.pt) e da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (
http://www.dgape.cv/).
A embaixada disponibiliza ainda uma linha telefónica para informações sobre o acto eleitoral de domingo (800 208 658).»
in CM online, 02-02-2011