«Moradores do bairro de barracas da Torre, em Loures, que se encontra em processo de demolição, concentram-se hoje à noite em frente ao edifício da assembleia municipal para reivindicar novas habitações.
O bairro da freguesia de Camarate encontra-se em processo de demolição desde Março, altura em que foi ordenada pela Câmara Municipal de Loures a desocupação das casas, disse à Lusa a vereadora com o pelouro da Coesão Social e Habitação, Sónia Paixão.
As demolições estão a motivar protestos de moradores e associações de imigrantes, que alertam para o facto de a decisão da autarquia implicar que 63 famílias, que não estão abrangidas pelo Plano Especial de Realojamento (PER), fiquem sem alternativa habitacional.
Alguns moradores do bairro vão aproveitar a sessão da assembleia municipal, que se realiza esta noite, para tentar sensibilizar a autarquia para o problema.
"São mulheres, crianças e idosos, alguns com problemas de saúde, que ficam de um momento para o outro sem casa e são atiradas para a rua de uma forma desumana, o que no nosso entender representa um atentando à dignidade da pessoa humana", disse Rita Silva, da Associação Solidariedade Imigrante (ASI), que tem acompanhado os moradores nas suas reivindicações. O Bairro da Torre situa-se na freguesia de Camarate, em terrenos contíguos ao Aeroporto Militar de Figo Maduro e do Aeroporto Internacional de Lisboa, e nele habitavam cerca de 1.500 pessoas.»
in CM online, 28-4-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário