sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval de Loures 2014


O Carnaval está de volta e o palco dos festejos será mais uma vez o centro da cidade de Loures, com o corso carnavalesco a sair à rua nos dias 2 e 4 de março (domingo e terça-feira), a partir das 14h30, com entrada gratuita. Dedicado ao imaginário infantil, a edição deste ano conta com 14 carros alegóricos e mais de mil figurantes vestidos a rigor, transformando o Carnaval de Loures numa das maiores festas do país.






O arranque para a folia começa esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 10h30, com o Desfile de Carnaval Infantil. Com a participação de escolas do concelho, tem início no Pavilhão Paz e Amizade e termina nos Paços do Concelho. 

A folia prossegue depois sábado, 1 de março, às 21h30, com a receção aos Reis do Carnaval, no Largo 4 de outubro. Os Reis seguem depois para o Pavilhão Paz e Amizade onde decorrerá um baile abrilhantado pela Banda Xeques Orquestra.
Domingo, dia 2, pelas 14h30, realiza-se o primeiro Desfile Carnavalesco pelas ruas da cidade de Loures. 
No dia seguinte, segunda-feira, 3 de março, às 22h00, acontece o Baile Trapalhão, no Pavilhão Paz e Amizade.
E na terça-feira, 4 de março, novo Corso Carnavalesco.
O Carnaval de Loures 2014 despede-se a 5 de março, quarta-feira, a partir das 21h30, com o já tradicional Cortejo Fúnebre e Leitura do Testamento do Rei Momo, seguido de fogo-de-artifício, no Parque da Cidade.

A Câmara Municipal de Loures e a Associação do Carnaval de Loures assinaram entretanto um acordo que estabelece formas de cooperação entre as duas entidades baseadas no aproveitamento das potencialidades de cada uma para a realização de atividades específicas que desenvolvam no âmbito do Carnaval Saloio 2014. No documento – aprovado por unanimidade na última Reunião de Câmara – destaca-se, entre outras medidas, o comprometimento do Município em apoiar financeiramente a Associação do Carnaval de Loures, no ano de 2014, no montante máximo de 30 mil euros.

Devido à realização dos festejos carnavalescos, a circulação rodoviária na Rua da República, em Loures, estará condicionada nos dias 2 (domingo) e 4 de março (terça-feira). Assim, das 12h00 às 19h00, proceder-se-á ao seu encerramento entre as ruas Dr. António Carvalho Figueiredo (junto ao jardim municipal Major Rosa Bastos) e Dr. Henrique Barbas de Albuquerque (cruzamento da Escola Secundária José Afonso).


Fonte: LOCAL.PT

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Camarate: Fugitivo da prisão de Castelo Branco detido no Bairro da Torre


«Um dos reclusos que fugiram a 17 de novembro do ano passado do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foi detido no domingo em Camarate, Loures, anunciou, esta segunda-feira, a PSP.

De acordo com um comunicado da polícia, o homem, de 50 anos, foi detido no domingo pelas 13.15 horas no Bairro da Torre. O suspeito, que tinha já vários antecedentes criminais por extorsão e roubo, tem uma pena de cinco anos e três meses de prisão para cumprir.

A nota divulgada esta segunda-feira refere que a PSP, "após investigação, localizou e intercetou o suspeito foragido, o qual, aquando da interceção, ainda tentou ludibriar os polícias que o detiveram, apresentando documentação falsa pertencente a um familiar".

O detido, que entretanto foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, é um dos três reclusos que se evadiram no dia 17 de novembro de 2013, pelas 19 horas, do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

Um deles, com 27 anos, foi detido a 28 de novembro em Gavião, no distrito de Portalegre.

Durante a fuga, os três homens agrediram "com extrema violência" e feriram três guardas prisionais (dois homens e uma mulher), que tiveram de ser alvo de tratamento hospitalar.»



Fonte: JN online, 10-02-2014

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sacavém: Um morto e um ferido grave na Quinta do Mocho


«Um jovem morreu no sábado e outro ficou gravemente ferido, após disparos de arma de fogo, no bairro da Quinta do Mocho, em Sacavém, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. 

O incidente, para o qual os bombeiros receberam um alerta cerca das 23:00, aconteceu sob circunstâncias ainda desconhecidas. 

Ao local acorreram os bombeiros, a PSP e a PJ, que está a investigar o caso.»



Fonte: DN online, 09-02-2014