terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tribunal da Relação de Lisboa confirmou penas de prisão para assaltantes de minimercado no Catujal

«Um grupo de ladrões que esfaqueou violentamente o cliente de um minimercado em Catujal, Loures, só porque este os observou antes de assaltarem a loja, vai ter de cumprir as penas de prisão aplicadas pela primeira instância.



Dois dos três assaltantes pediam a absolvição, mas o Tribunal da Relação de Lisboa manteve as condenações de nove anos e meio, seis anos e seis meses e cinco anos e meio de cadeia. Terão ainda de pagar à vítima 54 mil euros.

Os assaltantes, que à data dos factos – 25 de Outubro de 2005 – tinham 18 anos, deixaram um rasto de violência por onde passaram. Empunhando cada um deles uma navalha, começaram por atacar o cliente, que estava à porta do minimercado. No interior, agrediram um funcionário à cabeçada e desferiram-lhe também golpes, exigindo dinheiro. Mais tarde, na Bobadela, assaltaram um café e espancaram a proprietária.»


Texto in CM online, 06-12-2010
Imagem in Google


sábado, 27 de novembro de 2010

Dois suspeitos de criminalidade violenta detidos, um deles no Catujal

«Dois cidadãos suspeitos de "criminalidade violenta e grave" foram detidos na quinta-feira pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com vista à sua expulsão do país.

Em comunicado divulgado hoje, sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) informou que um dos homens, de 24 anos, foi detido numa rua da zona do Alto de S. João, em Lisboa.

O homem está indiciado por crime de ofensas à integridade física qualificada, resistência e coação sobre funcionário.

O outro indivíduo, de 23 anos, foi capturado no Catujal, sendo suspeito da prática de quatro crimes de roubo e um de furto de viatura. Este homem cumpriu quatro anos e oito meses de prisão efectiva, acrescentou o SEF.

Os dois homens ficaram sob a custódia do SEF, por ordem judicial, até seguirem para o país de origem, o que acontece hoje.

Ambos ficaram proibidos de entrar em Portugal por sete e oito anos, respectivamente.»


in JN online, 27-11-2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Santo António dos Cavaleiros: Dez encapuzados matam homem à facada

«Um homem de 29 anos foi ontem à noite morto à facada, em Santo António dos Cavaleiros, Loures, por um grupo de dez homens encapuzados.



A mesma fonte precisou que o alegado crime ocorreu junto às piscinas da localidade e que a vítima terá sido morta devido a "um ajuste de contas de um assalto não permitido" anteriormente.

Nenhum dos alegados homicidas foi detido e o caso foi entregue à Polícia Judiciária, acrescentou.»


in CM online, 24-10-2010


domingo, 10 de outubro de 2010

Sacavém: Situação normalizada após inundações

A situação na Baixa de Sacavém, inundada sábado à noite devido à elevada precipitação, está normalizada desde a madrugada de hoje, domingo, disse o comandante operacional municipal de Loures.


Joaquim Vicente disse à Lusa que se verificaram "pequenas inundações", sobretudo em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

A situação, acrescentou, foi "prontamente resolvida" pelos bombeiros e pessoal da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

O comandante sublinhou que na quinta-feira, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, foi emitido um comunicado a alertar para possibilidade de trovoadas e ocorrência de situações deste tipo.

O responsável indicou que abandonou o local perto da meia-noite, altura em que "já estava praticamente tudo resolvido", decorrendo as últimas limpezas.

A Baixa de Sacavém ficou inundada no sábado à noite, devido à elevada precipitação e subida do nível das águas do Rio Trancão, tendo provocado prejuízos em habitações e estabelecimentos comerciais, disse à Lusa hoje, ao início manhã, fonte dos bombeiros locais.

Texto in JN online, 10-10-2010
Foto das cheias de fevereiro de 2008 in Google

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Grupo de Danças e Cantares do Catujal actua no XVI Festival de Folclore da Capeleira e Navalha, em Óbidos

O XVI Festival de Folclore da Capeleira e Navalha vai ocorrer a 26 de Setembro.

O encontro tem lugar na Capeleira, aldeia do concelho de Óbidos, havendo um almoço convívio com os grupos convidados. Seguir-se-á desfile, entrega de lembranças e actuação.



Participarão o Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira, o Rancho Folclórico do Loureiro – Peso da Régua, Rancho Folclórico “Rosas do Liz” – Leiria, Rancho Folclórico de Arronches – Alto Alentejo e Grupo de Danças e Cantares do Catujal – Unhos/Loures.

Texto in http://www.jornaldascaldas.com/

Imagem in Google

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Escola Básica de Unhos mais um ano em contentores

No início do ano lectivo 2009/2010, a Escola Básica N.º 1 de Unhos (em Loures) foi deslocada, para monoblocos (vulgo contentores), sob a promessa de que iriam arrancar as obras de construção das novas instalações.

Começou mais um ano lectivo e as obras ainda não foram iniciadas. Até quando os nossos filhos vão continuar a ter aulas em condições precárias?

Sérgio Costa



RESPOSTA

A deslocalização da EB n.º 1 de Unhos para instalações provisórias ocorreu em Setembro de 2009, uma vez que o equipamento escolar existente não reunia as condições higiénico-sanitárias e de segurança. As obras de construção do novo equipamento escolar ainda não se iniciaram dado que o seu financiamento está dependente de um empréstimo que aguarda a aprovação do Tribunal de Contas. Logo que o empréstimo seja validado, a obra começará de imediato. A nova escola de Unhos (cujo valor será de 1,6 milhões de euros) terá seis salas para ensino primário e duas para jardim-de-infância.

Câmara Municipal de Loures

in CM online, 13-9-2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Pinturas de Angela Belindro (Bairro das Coroas, Catujal) na exposição “Arte Jovem 2010” de Torres Vedras

- Velejar perdido, acrílico sobre tela, 100cmx120cm, 2009 -


«Abre amanhã, dia 11 de Setembro, às 18h00, na Galeria Municipal de Torres Vedras a exposição “Arte Jovem 2010”, que integra trabalhos realizados por jovens com idades entre os 16 e os 35 anos. “Linhas da Imaginação” foi o tema escolhido para orientação dos trabalhos nas áreas de desenho, escultura, fotografia, instalação e pintura. Entre os participantes conta-se Ricardo Braz, das Caldas da Rainha, cuja instalação foi seleccionada para integrar esta mostra.

Podem ser igualmente apreciadas 10 obras na área da pintura, seis em desenho, três na área de fotografia e três instalações. São da autoria de Lara Roseiro (Águeda), Susana Rosa (Constância), Isabel Pereira (S. João da Talha), Angela Belindro (Unhos), Fanny Vieira (A dos Cunhados- Torres Vedras), Cátia Ferreira (Torres Vedras), Patricia Santos (Lisboa), Raquel Ferreira (Lisboa), Madalena Freitas (Lisboa), Joana Fontes (Torres Vedras), André Domingos (Malveira), Ana Oliveira (Arcozelo), Jorge Araújo (Aveleda- Braga), Luís Costa (Alcobaça), Miguel Angêlo (Caniço-Madeira), Jorge Antunes (Barcelos), Rebeca Alcântara (Porto), Ana Sério (Oeiras), Ricardo Sousa Pereira (Guimarães) e Daniel Fernandes (Lisboa).

A exposição “Arte Jovem” pode ser visitada de segunda a sábado, entre as 09h00 e as 19h00 e está patente até ao dia 9 de Outubro.»



Texto in http://www.gazetacaldas.com/

Pintura in http://angelabelindro.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Papa Bento XVI fez em português uma saudação especial a peregrinos do Catujal e Unhos que o visitaram na sua residência de Verão em Castel Gandolfo



«Bento XVI manifestou-se contra o relativismo e a superficialidade na sociedade actual, apelando ao exemplo de Santo Agostinho (354-430) para convidar à busca da “Verdade”.

“É paradoxal que na nossa época se indique o relativismo como uma verdade que há-de guiar opções e comportamentos", indicou o Papa na audiência pública desta Quarta-feira, em Castel Gandolfo, arredores de Roma.

Para Bento XVI, Santo Agostinho foi “um homem que nunca viveu com superficialidade” nem procurou a “pseudoverdade incapaz de dar paz duradoura a o coração”, mas “a Verdade que da sentido à existência”.

Perante cerca de quatro mil pessoas, o Papa aludiu à busca do sentido da vida que, segundo ele, é excluída de várias expressões da cultura dos nossos dias.

"Na sua inquieta busca - prosseguiu - Santo Agostinho compreendeu que não era ele a encontrar a Verdade, mas que era a própria Verdade em pessoa - Deus - a procurá-lo e a encontrá-lo".

Bento XVI precisou que, neste caminho, é fundamental o silêncio: “Por vezes existe uma espécie de medo do silêncio, do recolhimento, um receio de pensar nas próprias acções, no sentido profundo da vida".

"Muitas vezes prefere-se viver só o momento passageiro, na ilusão de que este traga uma felicidade duradoura. Prefere-se viver com superficialidade, por que parece que a vida é mais fácil assim, sem pensar”, lamentou.

O Papa falou também a “quem se encontra num momento de dificuldade no seu caminho de fé, ou que pouco participa na vida da Igreja, ou vive como se Deus não existisse”.

“A todos peço que não tenham medo da verdade, que nunca interrompam o caminho em direcção a ela, que nunca deixem de procurar a verdade profunda sobre nós mesmos e sobre as coisas, com o olhar interior do coração", apontou.

Bento XVI convidou todos a “conhecer melhor os santo”, referindo que ele próprio está ligado a algumas figuras de santos, “nomeadamente São José e São Bento, e também Santo Agostinho, que tive ocasião de conhecer mais de perto através do estudo e da oração e que se tornou de certo modo meu companheiro de viagem na minha vida e ministério".

Em português, o Papa falou aos peregrinos vindos do Brasil e de Portugal: “A minha saudação amiga para todos vós, em especial para os grupos paroquiais de Unhos, Catujal e Viseu. Recordamos nestes dias Santo Agostinho e sua mãe, Santa Mónica, testemunhas de como Jesus Cristo Se deixa encontrar por quantos O procuram. E, com Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz”.»




Texto in http://www.agencia.ecclesia.pt/ 25-8-2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parque Temático de Energias Renováveis (PTER): Crianças aprendem tudo sobre energias renováveis




Visitar um moinho, aprender como funcionam os painéis solares ou observar uma mini-barragem em funcionamento. Estas são algumas das experiências proporcionadas pelo Parque Temático de Energias Renováveis, em Loures, que faz sucesso entre as crianças.

Após uma breve introdução sobre energias renováveis, a guia Odete Lourenço, mostra às 11 crianças, inscritas num programa de ocupação de tempos livres da Câmara de Loures, como funcionam os painéis solares térmicos que asseguram toda a água quente utilizada nos balneários do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, onde se situa o PTER.

Segue-se uma visita a um moinho pequeno mas funcional, suficiente para que os visitantes aprendam como se aproveita a força do vento para fazer farinha. Os pequenos têm ainda a oportunidade de perceber como trabalha um aerogerador, numa versão em miniatura das enormes estruturas que marcam a paisagem daquela zona.

O ponto alto da visita é a mini-hídrica. Ao levantar da comporta, a água desce até uma nora, onde se produz electricidade. Ou produziria, caso o sistema estivesse a funcionar em pleno, mas, como explicam os responsáveis pelo parque, este primeiro ano de vida tem sido marcado pelo constante aperfeiçoamento do circuito.

Ana Dias, guia do espaço, explica que o parque já foi visitado por dezenas de famílias, por quase todas as escolas do concelho e por muitos outros estabelecimentos de ensino da Grande Lisboa e mesmo de outras regiões, do Norte ao Algarve.

Sofia, 9 anos, esteve no PTER em 2009 mas só ontem teve oportunidade de entrar. ?Nunca tinha visto um moinho com os meus próprios olhos e não sabia que o moleiro tinha de rodar o capelo para apanhar o vento?, explica.

Já o Frederico de 11 anos, desta vez (a sua quarta), gostou de ver a mini-hídrica em funcionamento e até põe a hipótese de vir a ser engenheiro. Em sua casa, as preocupações ambientais são uma realidade. “Às vezes vou só dizer alguma coisa à minha mãe e depois volto à sala. O meu irmão, que tem sete anos e também veio cá, já desligou tudo e reclama comigo”, conta Frederico.
Texto in JN online, 16-8-2010
Imagem in Google

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Parabéns Catujalense!


A Sociedade Recreativa Catujalense completa hoje 51 anos de vida ao serviço da Cultura e Desporto.




Parabéns!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sessão da Assembleia de Freguesia de Unhos





Na próxima sexta-feira, dia 18 de Junho de 2010, pelas 21 horas, realiza-se a Segunda Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Unhos, na Delegação do Catujal da Junta de Freguesia de Unhos, na Rua do Centro Social, Bairro Venceslau, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Ratificação do Protocolo de delegação de competências da Câmara Municipal de Loures na Junta de Freguesia de Unhos .

Ponto 2 - Gestão Autárquica.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Futebol Juniores: Catujalense subiu à Divisão de Honra


A Catujalense goleou o Freiria no reduto deste por 1-5, e beneficiou da derrota do Olivais e Moscavide na Musgueira por 4-3 e assim ocupou a última vaga disponível no acesso à Divisão de Honra, juntando-se aos já promovidos Sanjoanense, Sp.Lourel e Tenente Valdez.

domingo, 2 de maio de 2010

Cardeal Patriarca consagra igreja do Catujal: "Às vezes a Igreja é muito imperfeita"


O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, consagrou esta manhã a igreja de São José de Nazaré, no Catujal, no concelho de Loures. Na celebração que reuniu perto de mil pessoas, o cardeal referiu que "somos uma Igreja Imperfeita e por isso continuamente pedimos perdão".


A abertura do templo católico, cuja primeira pedra foi colocada há mais de vinte anos, era aguardada com grande expectativa pela população, pelo que os 370 lugares no interior da igreja rapidamente foram ocupados havendo necessidade de colocar dois ecrãs gigantes no exterior para os fiéis assistirem à consagração do altar.

D. José Policarpo sublinhou a importância do altar na ligação dos crentes a Deus e a distinção entre a Igreja da terra, feita por homens e "às vezes muito imperfeita", e a Igreja do Céu.
"O altar é o principal elemento comum entre a igreja da terra e a do Céu", acrescentou. O Cardeal de Lisboa lembrou que "quem não desejar um dia chegar ao Céu não percebe nada da igreja".

No final da sua homilia, D. José Policarpo lembrou as dificuldades da vida. "Não há dias iguais, uns são mais simples e outros mais complicados. Aprendam a vir aqui, junto do altar, buscar a força para viver", acrescentou.

A festa de inauguração da igreja do Catujal prolonga-se até de madrugada com o lançamento de fogo-de-artifício previsto para a 1h00. A paróquia do Catujal reunia na capelinha de Nossa Senhora da Nazaré, um espaço muito pequeno perante o crescimento demográfico desta localidade da freguesia de Unhos, que conta com seis mil habitantes.

Após um almoço de churrasco ao ar-livre a tarde e a noite é preenchida com a actuação de grupos de dança africana e ranchos folclóricos.



in CM online, 01-5-2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Futebol Juniores – Campeonato Distrital - 1ª Divisão: Catujalense vence Povoense


O Olivais e Moscavide soma e segue na lidarança da série 1 da prova, ao derrotar na 18ª jornada o Encarnação e Olivais por 2-1.

Lourinhanense e Sanjoanense mantêm o segundo posto a 7 pontos do líder, depois de terem empado entre si a dois golos e o Catujalense é 4º após a vitória por 2-0 sobre o Povoense, que com esta derrota desceu para a 11ª posição.

A meio da tabela (7º) está o Murteirense que foi derrotado em casa pelo Alta de Lisboa (2-4) e em 12º na última posição acima da linha de água o Bobadelense que consentiu um empate caseiro a 1 golo frente ao Vialonga.

No próximo sábado joga-se a 19ª jornada, com Povoense-Lourinhanense, Murteirense-Sanjoanense, Freiria-Bobadelense, Vialonga-Catujalense e Alta de Lisboa-Olivais e Moscavide.



Estrada Nacional 250 entre Catujal e Sacavém com trânsito condicionado

Trinta estradas continuam cortadas e 14 condicionadas por causa da chuva que atingiu Portugal nos últimos dias, sendo os distritos de Santarém, Leiria e Lisboa os mais afetados, indicou hoje fonte do Comando Geral da GNR.

A mesma fonte não precisou quais as estradas que permanecem com problemas devido a inundações.

Entretanto, dados divulgados na página de internet da Autoridade Nacional da Protecção Civil dão conta de apenas 12 estradas cortadas ao trânsito e de duas povoações que permanecem isoladas.

O distrito de Santarém é o que apresenta maiores dificuldades, estando a localidade de Reguengos do Alviela isolada pelo oitavo dia consecutivo, de acordo com a Protecção Civil.

Regista-se também a inundação da parte baixa da Vila de Constância, a submersão do Cais de Tancos e uma submersão parcial da rua de acesso ao Cais.

Em Santarém estão cortadas ao trânsito estão as estradas nacionais 365, entre Pombalinho e Vale Figueira, a que liga Azinhaga à Golegã, em Palhais, no Reguengo do Alviela e entre Santarém e a Ponte de Celeiro, a 114-2, que liga Setil a Reguengo, 3-2, Ponte Reguengo/Valada e 114, Santarém/Ponte D. Luís.

No distrito de Lisboa permanece isolada a povoação de Lezirão, concelho da Azambuja, uma situação que está a afetar seis famílias.

A Estrada Nacional 3 em Azambuja e as 3-1, que liga Azambuja a Valada, e 115, entre Alenquer e Vermelha, estão cortadas.

Com trânsito condicionado está a Estrada Nacional 250 entre Catujal e Sacavém.
Lusa, 07-3-2010