segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câmara Municipal de Loures quer erradicar barracas até ao final do ano

«A Câmara Municipal de Loures planeia erradicar os quatro bairros de barracas que ainda existem no concelho até ao final deste ano, revelou a vereadora da Habitação.

Em declarações à agência Lusa, Sónia Paixão disse que os bairros da Torre (Camarate), Quinta da Serra (Prior Velho), Quinta da Vitória (Portela) e Talude Militar (Frielas, Camarate e Unhos) são os quatro núcleos de barracas que restam dos 51 que existiam no concelho quando se iniciou o Plano Especial de Realojamento (PER) em 1993.

A vereadora com o pelouro da Habitação explicou que neste momento o município está "na reta final" do PER, um plano governamental que desde a sua implantação já permitiu em Loures o realojamento de cerca de 2.800 pessoas e a erradicação de 47 bairros de barracas.

"Em 18 anos de PER ocorreram várias alterações no financiamento às autarquias para a concretização deste plano. A sua complexidade fez com que se tornasse um processo tão moroso. De qualquer forma até ao final deste ano ou na pior das hipóteses até ao final do primeiro semestre de 2012 esperámos ter os bairros de barracas erradicados", perspectivou.

A responsável municipal referiu que faltam realojar ainda cerca de 500 famílias e que a autarquia tem realizado obras de reabilitação dos fogos municipais que estão vagos, ao mesmo tempo que tem incentivado os agregados familiares a candidatar-se ao programa PER Famílias.

Este programa é comparticipado pelas autarquias e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e destina-se a famílias que estão inscritas no PER e vivem numa barraca, mas que desejam resolver o seu problema habitacional através da aquisição de uma casa própria.

"Acreditamos que pode ser uma boa solução para fazer face à escassez de fogos municipais. Os nossos recursos não são ilimitados", sublinhou Sónia Paixão.

A autarca adiantou que o investimento municipal para o programa PER Famílias 2011 será de 300 mil euros. Para a reabilitação do parque habitacional nos próximos três anos será de 1,5 milhões de euros.

Sónia Paixão assegurou ainda que a Câmara de Loures reforçou a fiscalização nos bairros de barracas para evitar que sejam construídas mais habitações.»

in DN online, 29-5-2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sacavém: Capturado homem indiciado pela prática de crimes com arma de fogo

«Lisboa, 25 mai (Lusa) -- O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) expulsou hoje do país um homem indiciado da prática de três crimes com arma de fogo, nomeadamente um assalto a uma ourivesaria, praticados em Lisboa.

Em comunicado, o SEF afirma que o homem, com 25 anos, foi capturado na terça feira em Sacavém.

Fonte do SEF adiantou à agência Lusa que os crimes foram praticados juntamente com dois outros indivíduos, um deles já expulso do país e outro a cumprir pena de prisão.

Segundo a fonte, há referência há utilização de spray com gás pimenta durante os assaltos.

O cidadão capturado na terça-feira será transferido para o seu país de origem ainda hoje, tendo-lhe sido aplicada uma medida de interdição de entrada em Portugal válida por sete anos, afirma o comunicado do SEF.»

in SIC Notícias online, 25-5-2011


quarta-feira, 25 de maio de 2011

O que se passa com o Blogger/Google?


Ontem, 24-5-2011, não consegui fazer o login para este blogue!



No espaço de uma semana é a segunda vez que no Blogger/Google estão a acontecer anomalias que nunca tinham acontecido em vários anos a publicar nesta plataforma.



Imagem in Google

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Unhos: Suspeito de violação quis obrigar a despir mulher que assaltou

«Um indivíduo que estava indiciado pela violação de uma menor ficou, esta terça-feira, em prisão preventiva depois de ter sido detido pela PSP de Loures, que o aponta como suspeito de ter assaltado uma residência em Unhos, no concelho de Loures, onde tentou obrigar a locatária a despir-se.

O caso ocorreu segunda-feira à tarde, quando uma mulher foi surpreendida pela presença de um estranho no interior de sua casa. O indivíduo, com cerca de 30 anos, entrou na casa por escalamento.

O suspeito estava armado com uma faca, com a qual começou a ameaçar a vítima. Quando achou que já tinha tudo, obrigou a mulher a ir para o quarto, mandou-a fechar as persianas e quis que ela se despisse. Mas a vítima, com cerca de 40 anos, suplicou-lhe que tivesse pena dela. O pedido funcionou e o homem fugiu com os produtos furtados. Foi detido pouco depois pela PSP.»


in JN online, 10-5-2011


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sacavém: Dyrup vendida a grupo norte-americano por 135 milhões de euros

«A PPG, uma multinacional de produtos de revestimento dos Estados Unidos, assinou hoje um contrato para a aquisição da dinarmarquesa Dyrup, por 135 milhões de euros.



“A Dyrup e a PPG estabelecem uma perfeita sintonia na área da produção, de vendas, e em termos geográficos”, lê-se no comunicado sobre o negócio, que deverá estar concluído no terceiro trimestre.

Em Portugal, a Dyrup tem uma fábrica em Sacavém e 14 lojas, empregando cerca de 200 pessoas. As receitas globais situam-se nos 190 milhões de euros (a PPG tem vendas muito superiores, 13,4 mil milhões de dólares, ou 9,2 mil milhões de euros).
Seis mercados são responsáveis por 95 por cento das receitas da Dyrup: Dinamarca, França, Alemanha, Polónia, Espanha e Portugal.

É, alías, a partir de Portugal que a empresa gere a sua divisão ibérica, bem como os negócios com os PALOP. Eduardo Cevasco, um argentino, é o responsável pela Dyrup Ibérica, que está neste momento a desenvolver o projecto de uma fábrica em Angola, e abriu recentemente uma loja em S. Tomé e Príncipe.

A liderança do sector no mercado nacional cabe à CIN, seguindo-se a Robbialac e a Dyrup. Em 2009, segundo dados da empresa de estudos DBK, o mercado nacional valeu cerca de 328 milhões de euros (uma descida de 18 por cento face ao ano anterior).»


Texto in Público online, 05-5-2011
Imagem in Google


Ministra da Saúde visita futuro hospital de Loures

«A ministra da Saúde, Ana Jorge, visita hoje as obras de construção do futuro hospital de Loures, que deverá entrar em funcionamento em 2012, num modelo de parceria público-privada com gestão clínica.

A primeira pedra do hospital Carolina Beatriz Ângelo (nome da primeira mulher a votar em Portugal e também a primeira cirurgiã portuguesa) foi lançada em janeiro de 2010, estando a conclusão da obra prevista para o próximo ano.

O hospital vai servir 272 mil habitantes, dos concelhos de Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Odivelas, numa obra orçada em 135 milhões de euros.

Disponibilizando 424 camas de internamento e oito blocos operatórios, o hospital terá três valências - médica, cirúrgica e diagnóstico e terapêutica - e um total de 30 especialidades.

Os contratos celebrados com o Grupo Espírito Santo Saúde preveem a gestão do estabelecimento e prestação dos cuidados de saúde por 10 anos e a gestão do edifício, por 30 anos.

Pelos serviços clínicos está prevista uma verba no contrato de 443 milhões de euros e pelo edifício 150 milhões de euros.

A construção de um hospital em Loures é uma reivindicação antiga da população e da câmara local: o primeiro documento a reivindicar a obra data de 1920, mas a construção foi objeto de vários anúncios e adiamentos.»

in Diário Digital, 05-5-2011


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Camarate: Seis detidos em operação policial contra tráfico de droga

«Seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, foram detidas no passado fim-de-semana pela PSP por suspeita de tráfico de estupefacientes. A operação decorreu em Leiria, Marinha Grande, Entroncamento e Camarate.

Há sete meses que a PSP de Leiria investigava o caso, que culminou no passado fim-de-semana, entre as 7 horas de sábado e as 24 horas de domingo, com várias buscas domiciliárias e em veículos automóveis, tendo sido apreendida heroína em quantidade suficiente para a confecção de 1.298 doses, além de 11.573 euros em dinheiro, diversas armas e artigos em ouro e prata.

A operação saldou-se com a detenção de seis pessoas, com idades compreendidas entre os 37 e 59 anos, cinco das quais por mandados de detenção fora de flagrante delito e uma por posse de 54 doses de heroína.

Foi ainda identificado um cidadão, de 45 anos, por posse de 19 doses de cocaína, informou hoje o Comando Distrital da PSP de Leiria em comunicado.

Dos artigos apreendidos, constam um veículo ligeiro de passageiros, três balanças de precisão, uma caçadeira com canos serrados e três cartuchos, uma arma de descarga eléctrica TASER, uma pistola de calibre 6.35mm e onze munições, uma pressão de ar carregada com vários chumbos, dois sabres e uma catana e uma soqueira.

A PSP confiscou ainda vinte telemóveis e vários cartões, oito relógios de pulso de marca, 20 anéis, onze pulseiras, quatro fios, onze medalhas e duas alianças em ouro, seis fios e uma pulseira em prata, um computador portátil e uma máquina fotográfica.

Os detidos estão a ser ouvidos em tribunal para aplicação das respectivas medidas de coacção.»


por Martine Rainho
in http://www.regiaodeleiria.pt/
(02-5-2011)