segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câmara Municipal de Loures quer erradicar barracas até ao final do ano

«A Câmara Municipal de Loures planeia erradicar os quatro bairros de barracas que ainda existem no concelho até ao final deste ano, revelou a vereadora da Habitação.

Em declarações à agência Lusa, Sónia Paixão disse que os bairros da Torre (Camarate), Quinta da Serra (Prior Velho), Quinta da Vitória (Portela) e Talude Militar (Frielas, Camarate e Unhos) são os quatro núcleos de barracas que restam dos 51 que existiam no concelho quando se iniciou o Plano Especial de Realojamento (PER) em 1993.

A vereadora com o pelouro da Habitação explicou que neste momento o município está "na reta final" do PER, um plano governamental que desde a sua implantação já permitiu em Loures o realojamento de cerca de 2.800 pessoas e a erradicação de 47 bairros de barracas.

"Em 18 anos de PER ocorreram várias alterações no financiamento às autarquias para a concretização deste plano. A sua complexidade fez com que se tornasse um processo tão moroso. De qualquer forma até ao final deste ano ou na pior das hipóteses até ao final do primeiro semestre de 2012 esperámos ter os bairros de barracas erradicados", perspectivou.

A responsável municipal referiu que faltam realojar ainda cerca de 500 famílias e que a autarquia tem realizado obras de reabilitação dos fogos municipais que estão vagos, ao mesmo tempo que tem incentivado os agregados familiares a candidatar-se ao programa PER Famílias.

Este programa é comparticipado pelas autarquias e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e destina-se a famílias que estão inscritas no PER e vivem numa barraca, mas que desejam resolver o seu problema habitacional através da aquisição de uma casa própria.

"Acreditamos que pode ser uma boa solução para fazer face à escassez de fogos municipais. Os nossos recursos não são ilimitados", sublinhou Sónia Paixão.

A autarca adiantou que o investimento municipal para o programa PER Famílias 2011 será de 300 mil euros. Para a reabilitação do parque habitacional nos próximos três anos será de 1,5 milhões de euros.

Sónia Paixão assegurou ainda que a Câmara de Loures reforçou a fiscalização nos bairros de barracas para evitar que sejam construídas mais habitações.»

in DN online, 29-5-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário