segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Condenação do militar da GNR de Loures com voto contra da juíza-presidente



«A juíza que presidiu ao julgamento do GNR de Loures, condenado a nove anos de prisão por ter matado um jovem em 2008, votou contra o acórdão, por considerar que o homicídio foi por negligência e não com dolo.

No acórdão a que a agência Lusa teve acesso, a juíza-presidente juntou uma declaração de voto, em que sustentou que "a conduta do arguido Hugo Ernano preenche o tipo do homicídio por negligência", na forma "grosseira".

Entendeu a juíza Sónia Moura que o militar da GNR Hugo Ernano teve "conduta culposa merecedora de um juízo de reprovação ético-social, por ter demonstrado uma atitude descuidada perante o dever-ser jurídico-penal" quando disparou contra a carrinha onde o jovem de 13 anos seguia com o pai, perseguido por assalto a uma vacaria em Santo Antão do Tojal, em Loures.

Na declaração de voto vencido, a juíza-presidente sublinhou que a carrinha perseguida transportava outro indivíduo que acompanhava o pai da criança, mas que a intenção do GNR em disparar "não era causar qualquer dano a quem se encontrava no interior da carrinha, mas apenas imobilizá-la".

Por isso, Sónia Moura justificou a não existência de dolo eventual, pelo qual foi condenado Hugo Ernano, porque "o agente não previu a possibilidade de ocorrer a morte de uma pessoa em resultado da sua conduta".

A magistrada também observou que, "ao disparar sobre a carrinha, ainda que sobre os pneus, o arguido agiu sem o cuidado a que estava concretamente obrigado", pelo que considerou que "o dever de cuidado violado pelo arguido resulta da experiência comum das autoridades policiais".

De resto, a desqualificação do crime de homicídio com dolo eventual para negligente foi pedida pelo advogado de Hugo Ernano, Ricardo Serrano Vieira, nas alegações finais.

O GNR foi condenado na passada quinta-feira a nove anos de prisão e ao pagamento de indemnização de 80 mil euros à família da vítima.

Sandro Lourenço, o pai da criança, que estava evadido do Centro Prisional de Alcoentre e conduzia a carrinha em fuga, foi condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva pelos crimes de resistência e desobediência, prestação de falsas declarações e de coação sobre funcionários.

Durante a leitura do acórdão, a juíza relatora justificou a alteração da qualificação do crime com o facto de o tribunal entender que o militar da GNR "agiu com consciência dos riscos da sua ação".

O tribunal considerou que Hugo Ernano agiu de modo "inadequado e desajustado" e que revelou abuso de autoridade.»



Fonte: JN online, 28-10-2013

Bernardino Soares coliga-se com PSD na Câmara de Loures





O social-democrata Fernando Costa, eleito vereador pela coligação Loures Sabe Mudar, disse nesta segunda-feira que vai assumir o pelouro dos Serviços Jurídicos no executivo municipal liderado pelo comunista Bernardino Soares. 

Em declarações à agência Lusa, Fernando Costa confirmou a existência de “um acordo de princípio” de governação com a CDU, que venceu as eleições autárquicas e a coligação Loures Sabe Mudar, que integra, além do PSD, o Movimento Partido da Terra e o Partido Popular Monárquico. 

“Há muitos pontos em comum nos dois programas autárquicos e isso facilitou o acordo. Tanto a coligação Loures Sabe Mudar como a CDU defendem uma gestão mais rigorosa e uma redução dos impostos municipais”, justificou o vereador. O rigor nas contas municipais foi, de resto, a prioridade apontada pelo novo presidente da câmara, Bernardino Soares, no discurso de tomada de posse, na semana passada. 

Da coligação Loures Sabe Mudar, além de Fernando Costa irá também assumir pelouros o vereador social-democrata Nuno Botelho, que ficará com as áreas do Turismo, Polícia Municipal, coordenação do Contrato Local de Segurança e serviços do veterinário municipal. 

Contactado pela agência Lusa, Bernardino Soares remeteu esclarecimentos para um comunicado que irá emitir mais tarde. 

Por seu turno o PS, que elegeu quatro vereadores, e que geriu a Câmara de Loures nos últimos 12 anos, ficou de fora deste acordo. “É um acordo estranho porque o PS nunca se pôs de parte. Houve algumas reuniões e propusemos à CDU um conjunto de áreas nas quais poderíamos dar o nosso contributo. Foi, pois, com espanto que fomos confrontados com esta decisão [da coligação com o PSD]”, afirmou à Lusa o presidente da concelhia do PS, Ricardo Leão. 

O antigo líder de bancada da CDU Bernardino Soares venceu as eleições autárquicas de Setembro em Loures sem ter obtido a maioria absoluta, tendo obtido 34,74% dos votos.


Fonte: Público online, 28-10-2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Loures: Militar da GNR condenado a 9 anos de prisão por matar jovem após assalto em Santo Antão do Tojal



«O Tribunal Criminal de Loures condenou hoje a nove anos de prisão um militar da GNR local acusado de ter matado um jovem durante uma perseguição policial após um assalto em Santo Antão do Tojal.
Os factos remontam a 11 de agosto de 2008, quando o jovem de 13 anos foi atingido a tiro pelo militar da GNR Hugo Ernano durante uma perseguição policial a uma carrinha após um assalto a uma vacaria.
Além do menor, seguiam na carrinha dois homens, um deles Sandro Lourenço, o pai da criança, que estava evadido do Centro Prisional de Alcoentre.»



Fonte: Destak online, 24-10-2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Loures: Detidos dois homens por roubos a ourivesarias


A Polícia Judiciária (PJ) anunciou nesta quinta-feira a detenção de dois homens, de 28 e 37 anos, suspeitos de dois roubos com recurso a arma de fogo, em Sintra e em Loures. 

Em comunicado, a polícia informou que os factos "ocorreram em dois diferentes dias do final de Setembro, em ourivesarias situadas nos concelhos de Sintra e Loures". 

A PJ acrescentou que os alegados autores "entraram nos estabelecimentos e, munidos de uma arma de fogo, intimidaram os funcionários e roubaram vários bens" das ourivesarias. 

Os detidos estão indiciados de dois crimes de roubo com utilização de arma de fogo, um na forma consumada e outro na forma tentada. 

Os dois homens, que se encontravam em situação irregular no em Portugal, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coacção. 

A investigação esteve a cargo da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ.



Fonte: Público online, 17-10-2013

domingo, 13 de outubro de 2013

Bobadela: Protestos contra fecho de Centro de Saúde


«Mais de meia centena de pessoas marcharam na tarde desta sexta-feira pelas ruas da freguesia da Bobadela, em Loures, em protesto contra o encerramento do Centro de Saúde local que servia cerca de oito mil utentes.
O encerramento do Centro de Saúde da Bobadela ocorreu no início deste mês depois de a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) ter considerado que o equipamento tinha falta de condições de atendimento.
Desde essa altura, os utentes do centro têm de se deslocar à freguesia vizinha de São João da Talha para serem atendidos.
"Isto é uma situação muito grave. Eu não sei como é que agora faço para ir ao médico. Com canadianas, não posso ir de autocarro e para um táxi a reforma não dá", disse à agência Lusa Gabriela Nunes.
A viver há muitos anos na Bobadela, a septuagenária assegura que o centro de saúde tinha condições para continuar aberto.
"É totalmente mentira que o centro de saúde não tenha condições. O que se passa é que os médicos não querem trabalhar na Bobadela", afirmou.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Bobadela, Nuno Dias, já se tinha anteriormente manifestado, "surpreendido" e "indignado" com a decisão de encerrar a unidade de saúde.
Na altura, numa nota de esclarecimento, fonte da ARSLVT justificou o encerramento das instalações alegando "falta de condições físicas e arquitetónicas para a prática de atividades em saúde".
A mesma nota dizia ainda que a ARSLVT optou por reencaminhar os utentes para São João da Talha devido à "proximidade de 900 metros" entre os dois equipamentos, até serem encontradas "melhores soluções".»


Fonte: CM online, 11-10-2013

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sacavém: Homem morto a tiro



«Um homem foi atingido, esta quinta-feira, a tiro no centro histórico de Sacavém e acabou por morrer no local, comunicou à agência Lusa o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

Inicialmente, a polícia disse que a vítima sofreu "uma agressão com arma de fogo" no centro histórico de Sacavém.

Um dispositivo policial foi destacado para o local, assim como uma equipa do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).Posteriormente, a Polícia Judiciária foi chamada para investigar o caso.»



Fonte: JN online, 10-10-2013

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Lista dos 308 presidentes de câmara eleitos nas Autárquicas de 2013


Lista por Distritos:
 
 
AVEIRO
Águeda - Gil Nadais Resende da Fonseca (PS)
Albergaria-a-Velha - António Augusto Amaral Loureiro e Santos (CDS-PP)
Anadia - Maria Teresa Belém Correia Cardoso (Independente)
Arouca - José Artur Tavares Neves (PS)
Aveiro - José Agostinho Ribau Esteves (PPD/PSD - CDS-PP - PPM)
Castelo de Paiva - Gonçalo Fernando da Rocha de Jesus (PS)
Espinho - Joaquim José Pinto Moreira (PPD/PSD)
Estarreja - Diamantino Sabina (PPD/PSD - CDS-PP)
Santa Maria da Feira - Emídio Ferreira dos Santos Sousa (PPD/PSD)
Ílhavo - Fernando Caçoilo (PSD)
Mealhada - Rui Manuel Leal Marqueiro (PS)
Murtosa - Joaquim Manuel dos Santos Baptista (PPD/PSD)
Oliveira de Azeméis - Hermínio José Sobral de Loureiro Gonçalves (PPD/PSD)
Oliveira do Bairro - Mário João Ferreira da Silva Oliveira (PPD/PSD)
Ovar - Salvador Malheiro Ferreira da Silva (PPD/PSD)
São João da Madeira - Ricardo Nicolau Soares Terra de Oliveira Figueiredo (PPD/PSD)
Sever do Vouga - António José Martins Coutinho (PS)
Vagos - Silvério Rodrigues Regalado (PPD/PSD)
Vale de Cambra - José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva (CDS-PP)
 
 
BEJA
Aljustrel - Nelson Domingos Brito (PS)
Almodôvar - António Manuel Ascensão Mestre Bota (PS)
Alvito - António João Feio Valério (PCP - PEV)
Barrancos - António Pica Tereno (PCP - PEV)
Beja - João Manuel Rocha da Silva (PCP - PEV)
Castro Verde - Francisco José Caldeira Duarte (PCP - PEV)
Cuba - João Manuel Casaca Português (PCP - PEV)
Ferreira do Alentejo - Aníbal Sousa Reis Coelho de Costa (PS)
Mértola - Jorge Rosa (PS)
Moura - Santiago Augusto Ferreira Macias (PCP - PEV)
Odemira - José Alberto Candeias Guerreiro (PS)
Ourique - Pedro Nuno Raposo Prazeres do Carmo (PS)
Serpa - Tomé Alexandre Martins Pires (PCP-PEV)
Vidigueira - Manuel Narra (PCP - PEV)
 
 
BRAGA
Amares - Manuel da Rocha Moreira (PS)
Barcelos - Miguel Jorge da Costa Gomes (PS)
Braga - Ricardo Bruno Antunes Machado Rio (PPD/PSD - CDS-PP - PPM)
Cabeceiras de Basto - Serafim China Pereira (PS)
Celorico de Basto - Joaquim Monteiro da Mota e Silva (PPD/PSD)
Esposende - António Benjamim da Costa Pereira (PPD/PSD)
Fafe - Raul Cunha (PS)
Guimarães - Domingos Bragança Salgado (PS)
Póvoa de Lanhoso - Manuel José Torcato Soares Baptista (PPD/PSD)
Terras de Bouro - Joaquim José Cracel Viana (PS)
Vieira do Minho - António Cardoso Barbosa (PPD/PSD - CDS-PP)
Vila Nova de Famalicão - Paulo Alexandre Matos Cunha (PPD/PSD - CDS-PP)
Vila Verde - António Fernando Nogueira Cerqueira Vilela (PPD/PSD)
Vizela - Dinis Manuel da Silva Costa (PS)
 
 
BRAGANÇA
Alfândega da Fé - Berta Nunes (PS)
Bragança - Hernâni Dinis Venâncio Dias (PPD/PSD)
Carrazeda de Ansiães - José Luís Correia (PPD/PSD
Freixo de Espada à Cinta - Maria do Céu Quintas (PPD/PSD)
Macedo de Cavaleiros - Manuel Duarte Fernandes Moreno (PPD/PSD)
Miranda do Douro - Artur Manuel Rodrigues Nunes (PS)
Mirandela - António José Pires Almor Branco (PPD/PSD)
Mogadouro - Francisco José Mateus Albuquerque Guimarães (PS)
Torre de Moncorvo - Nuno Jorge Rodrigues Gonçalves (PPD/PSD - CDS-PP)
Vila Flor - Fernando Francisco Teixeira de Barros (PS)
Vimioso - António Jorge Fidalgo Martins (PPD/PSD)
Vinhais - Américo Jaime Afonso Pereira (PS)
 
 
CASTELO BRANCO
Belmonte - António Dias Rocha (PS)
Castelo Branco - Luís Manuel dos Santos Correia (PS)
Covilhã - Vitor Manuel Pinheiro Pereira (PS)
Fundão - Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (PPD/PSD)
Idanha-a-Nova - Armindo Moreira da Palma Jacinto (PS)
Oleiros - Fernando Marques Jorge (PPD/PSD)
Penamacor - António Luís Beites Soares (PS)
Proença-a-Nova - João Paulo Lopes Catarino (PS)
Sertã - José Farinha Nunes (PPD/PSD)
Vila de Rei - Ricardo Jorge Martins Aires (PPD/PSD)
Vila Velha de Ródão - Luís Miguel Ferro Pereira (PS)
 
 
COIMBRA
Arganil - Ricardo João Barata Pereira Alves (PPD/PSD)
Cantanhede - João Carlos Vidaurre Pais de Moura (PPD/PSD)
Coimbra - Manuel Augusto Soares Machado (PS)
Condeixa-a-Nova - Nuno Miguel Martins Rondão Moita da Costa (PS)
Figueira da Foz - João Ataíde (PS)
Góis - Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira (PS)
Lousã - Luís Miguel Correia Antunes (PS)
Mira - Raul José Rei Soares de Almeida (PPD/PSD)
Miranda do Corvo - António Miguel Costa Baptista (PS)
Montemor-o-Velho - Emilio Torrão (PS)
Oliveira do Hospital - José Carlos Alexandrino Mendes (PS)
Pampilhosa da Serra - José Alberto Pacheco Brito Dias (PPD/PSD)
Penacova - Humberto José Batista Oliveira (PS)
Penela - Luis Filipe da Silva Lourenço Matias (PPD/PSD)
Soure - Mário Jorge da Costa Rodrigues Nunes (PS)
Tábua - Mário Almeida Loureiro (PS)
Vila Nova de Poiares - João Miguel Sousa Henriques (PS)
 
 
ÉVORA
Alandroal - Mariana Rosa Gomes Chilra (PCP - PEV
Arraiolos - Sílvia Cristina Tirapicos Pinto (PCP - PEV)
Borba - António Anselmo (Independente)
Estremoz - Luis Filipe Pereira Mourinha (Independente)
Évora - Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá (PCP - PEV)
Montemor-o-Novo - Hortênsia dos Anjos Chegado Menino (PCP - PEV)
Mora - Luís Simão Duarte de Matos (PCP-PEV)
Mourão - Maria Clara Pimenta Pinto Martins Safara (PS)
Portel - José Manuel Clemente Grilo (PS)
Redondo - António José Rega Matos Recto (Independente)
Reguengos de Monsaraz - José Gabriel Paixão Calixto (PS)
Vendas Novas - Luís Carlos Piteira Dias - (PS)
Viana do Alentejo - Bernardino António Bengalinha Pinto (PS)
Vila Viçosa - Manuel João Fontainhas Condenado (PCP-PEV)
 
 
FARO
Albufeira - Carlos Eduardo Silva e Sousa (PPD/PSD)
Alcoutim - Osvaldo dos Santos Gonçalves (PS)
Aljezur - José Manuel Velhinho Amarelinho (PS)
Castro Marim -- Francisco Amaral (PPD/PSD)
Faro - Rogério Conceição Bacalhau Coelho (PPD/PSD - CDS-PP - MPT - PPM)
Lagoa - Francisco José Malveiro Martins (PS)
Lagos - Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos (PS)
Loulé - Vitor Manuel Gonçalves Aleixo (PS)
Monchique - Rui André (PSD)
Olhão - António Pina (PS)
Portimão - Isilda Maria Prazeres dos Santos Varges Gomes (PS)
São Brás de Alportel - Vítor Manuel Martins Guerreiro (PS)
Silves - Rogério Pinto (PSD)
Tavira - Jorge Manuel do Nascimento Botelho (PS)
Vila do Bispo - Adelino Augusto da Rocha Soares (PS)
Vila Real de Santo António - Luis Filipe Soromenho Gomes (PPD/PSD)
 
 
GUARDA
Aguiar da Beira - Joaquim António Marques Bonifácio (Independente)
Almeida - António Baptista Ribeiro (PPD/PSD - CDS-PP)
Celorico da Beira - José Francisco Gomes Monteiro (PS)
Figueira de Castelo Rodrigo - Paulo José Gomes Langrouva (PS)
Fornos de Algodres - António Manuel Pina Fonseca (PS)
Gouveia - Luís Tadeu (PPD/PSD - CDS-PP)
Guarda - Álvaro dos Santos Amaro (PPD/PSD - CDS-PP)
Manteigas - José Manuel Custódia Biscaia (PPD/PSD)
Meda - Anselmo Antunes de Sousa (PS)
Pinhel - Rui Manuel Saraiva Ventura (PPD/PSD)
Sabugal - António dos Santos Robalo (PPD/PSD)
Seia - Carlos Filipe Camelo Miranda de Figueiredo (PS)
Trancoso - Almícar José Nunes Salvador (PS)
Vila Nova de Foz Côa - Gustavo de Sousa Duarte (PPD-PSD)
 
 
LEIRIA
Alcobaça - Paulo Jorge Marques Inácio (PPD/PSD)
Alvaiázere - Paulo Tito Delgado Morgado (PPD/PSD)
Ansião - Rui Rocha (PSD)
Batalha - Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos (PPD/PSD)
Bombarral - José Manuel Gonçalves Vieira (PPD/PSD)
Caldas da Rainha - Fernando Manuel Tinta Ferreira (PPD/PSD)
Castanheira de Pêra - Fernando José Pires Lopes (PS)
Figueiró dos Vinhos - Jorge Manuel Fernandes de Abreu (PS)
Leiria - Raul Miguel de Castro (PS)
Marinha Grande - Álvaro Manuel Marques Pereira (PS)
Nazaré - Walter Manuel Cavaleiro Chicharro (PS)
Óbidos - Humberto da Silva Marques (PPD/PSD)
Pedrógão Grande - Valdemar Gomes Fernandes Alves (PPD/PSD)
Peniche - António José Ferreira Sousa Correia Santos (PCP - PEV)
Pombal - Luís Diogo de Paiva Morão Alves Mateus (PPD/PSD)
Porto de Mós - João Salgueiro (PS)
 
 
LISBOA
Alenquer - Pedro Miguel Ferreira Folgado (PS)
Arruda dos Vinhos - André Filipe dos Santos Matos Rijo (PS)
Azambuja - Luís Manuel Abreu de Sousa (PS)
Cadaval - José Bernardo Nunes (PPD/PSD)
Cascais - Carlos Manuel Lavrador de Jesus Carreiras (PPD/PSD - CDS-PP)
Lisboa - António Costa (PS)
Loures - Bernardino José Torrão Soares (PCP - PEV)
Lourinhã - João Duarte Anastácio de Carvalho (PS)
Mafra - Helder António Guerra de Sousa Silva (PPD/PSD)
Oeiras - Paulo Vistas (Independente)
Sintra - Basílio Horta (PS)
Sobral de Monte Agraço - José Alberto Quintino (PCP - PEV)
Torres Vedras - Carlos Manuel Soares Miguel (PS)
Vila Franca de Xira - Alberto Simões Maia Mesquita (PS)
Amadora - Carla Maria Nunes Tavares - (PS)
Odivelas - Susana de Fátima Carvalho Amador (PS)
 
 
PORTALEGRE
Alter do Chão - Joviano Martins Vitorino (PPD/PSD)
Arronches - Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho (PPD/PSD)
Avis - Nuno Paulo Augusto da Silva (PCP - PEV)
Campo Maior - Ricardo Miguel Furtado Pinheiro (PS)
Castelo de Vide - António Manuel das Neves Nobre Pita (PPD/PSD)
Crato - José Correia da Luz (PS)
Elvas - Nuno Miguel Fernandes Mocinha (PS)
Fronteira - Rogério David Sádio da Silva (PPD/PSD)
Gavião - José Fernando da Silva Pio (PS)
Marvão - Victor Manuel Martins Frutuoso (PPD/PSD)
Monforte - Gonçalo Nuno Ribeiro Brandão Amanso Lagem (PCP - PEV)
Nisa - Maria Idalina Alves Trindade (PS)
Ponte de Sor - Hugo Luis Pereira Hilário (PS)
Portalegre - Maria Adelaide Franco Lebreiro de Aguiar Marques Teixeira (Independente)
Sousel - Armando Jorge Mendonça Varela (PPD/PSD)
 
 
PORTO
Amarante - José Luís Gaspar Jorge (PPD/PSD - CDS-PP)
Baião - José Luís Pereira Carneiro (PS)
Felgueiras - José Inácio Cardoso Ribeiro (PPD/PSD - PPM)
Gondomar - Marco André dos Santos Martins Lopes (PS)
Lousada - Pedro Daniel Machado Gomes (PS)
Maia - António Gonçalves Bragança Fernandes (PPD/PSD - CDS-PP)
Marco de Canaveses - Manuel Maria Moreira (PPD/PSD)
Matosinhos - Guilherme Manuel Lopes Pinto (Independente)
Paços de Ferreira - Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito (PS)
Paredes - Carlos Manuel Gomes Ferreira (PPD/PSD)
Penafiel - Antonino Aurélio Vieira de Sousa (PPD/PSD - CDS-PP)
Porto - Rui de Carvalho de Araújo Moreira (Independente)
Póvoa de Varzim - Aires Henrique do Couto Pereira (PPD/PSD)
Santo Tirso - Joaquim Barbosa Ferreira Couto (PS)
Valongo - José Manuel Pereira Ribeiro (PPD/PSD)
Vila do Conde - Elisa Ferraz (PS)
Vila Nova de Gaia - Eduardo Vitor Rodrigues (PS)
Trofa - Sérgio Humberto Pereira da Silva (PPD/PSD - CDS-PP)
 
 
SANTARÉM
Abrantes - Maria do Céu Oliveira Antunes Albuquerque (PS)
Alcanena - Fernanda Maria Pereira Asseiceira (PS)
Almeirim - Pedro Miguel César Ribeiro (PS)
Alpiarça - Mário Fernando Atracado Pereira (PCP - PEV)
Benavente - Carlos António Pinto Coutinho (PCP - PEV)
Cartaxo - Pedro Miguel Magalhães Ribeiro (PS)
Chamusca - Paulo Jorge Mira Lucas Cegonho Queimado (PS)
Constância - Júlia Maria Gonçalves Lopes de Amorim (PCP - PEV)
Coruche - Francisco Silvestre de Oliveira (PS)
Entroncamento - Jorge Manuel Alves de Faria (PS)
Ferreira do Zêzere - Jacinto Manuel Lopes Cristas Flores (PPD/PSD)
Golegã - Rui Manuel Lince Singeis Medinas Duarte (PS)
Mação - Vasco António Mendonça Sequeira Estrela (PPD/PSD)
Rio Maior - Isaura Maria Elias Crisóstomo Bernardino Morais (PPD/PSD - CDS-PP)
Salvaterra de Magos - Hélder Manuel Ramalho de Sousa Esménio (PS)
Santarém - Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves (PPD/PSD)
Sardoal - António Miguel Cabedal Borges (PPD/PSD)
Tomar - Anabela Gaspar de Freitas (PS)
Torres Novas - Pedro Paulo Ramos Ferreira (PS)
Vila Nova da Barquinha - Fernando Manuel dos Santos Freire (PS)
Ourém - Paulo Alexandre Homem de Oliveira Fonseca (PS)
 
 
SETÚBAL
Alcácer do Sal - Vítor Proença (PCP - PEV)
Alcochete - Luís Miguel Carraça Franco (PCP - PEV)
Almada - Joaquim Judas (PCP - PEV)
Barreiro - Carlos Humberto Palácios Pinheiro de Carvalho (PCP - PEV)
Grândola - António Figueira Mendes (PCP - PEV)
Moita - Rui Manuel Marques Garcia (PCP - PEV)
Montijo - Nuno Canta (PS)
Palmela - Álvaro Manuel Balseiro Amora (PCP - PEV)
Santiago do Cacém - Álvaro dos Santos Beijinha (PCP - PEV)
Seixal - Joaquim Cesário Cardador dos Santos (PCP - PEV)
Sesimbra - Augusto Manuel Neto Carapinha Pólvora (PCP - PEV)
Setúbal - Maria das Dores Marques Banheiro Meira (PCP - PEV)
Sines - Nuno José Gonçalves Mascarenhas (PS)
 
 
VIANA DO CASTELO
Arcos de Valdevez - João Manuel do Amaral Esteves (PPD/PSD)
Caminha - Miguel Alves (PS)
Melgaço - Manuel Batista Calçada Pombal (PS)
Monção - Augusto Henrique de Oliveira Domingues (PS)
Paredes de Coura - Vítor Paulo Gomes Pereira (PS)
Ponte da Barca - António Vassalo Abreu (PS)
Ponte de Lima - Victor Manuel Alves Mendes (CDS-PP)
Valença - Jorge Manuel Salgueiro Mendes (PPD/PSD)
Viana do Castelo - José Maria da Cunha Costa (PS)
Vila Nova de Cerveira - João Fernando Brito Nogueira (Independente)
 
 
VILA REAL
Alijó - Carlos Jorge Vilela da Rocha Magalhães (PPD/PSD)
Boticas - Fernando Eirão Queiroga (PPD/PSD)
Chaves - António Cândido Monteiro Cabeleira (PPD/PSD)
Mesão Frio - Alberto Monteiro Pereira (PS)
Mondim de Basto - Humberto da Costa Cerqueira (PS)
Montalegre - Manuel Orlando Fernandes Alves (PS)
Murça - José Maria Garcia Costa (PS)
Peso da Régua - Nuno Manuel Sousa Pinto de Carvalho Gonçalves (PPD/PSD)
Ribeira de Pena - Rui Vaz Alves (PS)
Sabrosa - José Manuel de Carvalho Marques (PS)
Santa Marta de Penaguião - Luís Reguengo Machado (PS)
Valpaços - Amílcar Rodrigues Alves Castro de Almeida (PPD/PSD)
Vila Pouca de Aguiar - António Alberto Pires Aguiar Machado (PPD/PSD)
Vila Real - Rui Santos (PS)
 
 
VISEU
Armamar - João Paulo Soares Carvalho Pereira da Fonseca (PPD/PSD)
Carregal do Sal - Rogério Mota Abrantes (PS)
Castro Daire - José Fernando Carneiro Pereira (PS)
Cinfães - Armando da Silva Mourisco (PS)
Lamego - Franscisco Manuel Lopes (PPD/PSD - CDS-PP)
Mangualde - João Nuno Ferreira Gonçalves de Azevedo (PS)
Moimenta da Beira - José Eduardo Lopes Ferreira (PS)
Mortágua - José Júlio Henriques Norte (PPD/PSD)
Nelas - Borges da Silva (PS)
Oliveira de Frades - Luís Manuel Martins de Vasconcelos (PPD/PSD - CDS-PP)
Penalva do Castelo - Francisco Lopes de Carvalho (PS)
Penedono - António Carlos Saraiva Esteves de Carvalho (PPD/PSD)
Resende - Manuel Joaquim Garcez Trindade (PS)
Santa Comba Dão - Leonel José Antunes Gouveia (PS)
São João da Pesqueira - José Tulha (PSD)
São Pedro do Sul - Vítor Manuel de Almeida Figueiredo (PS)
Sátão - Alexandre Manuel Mendonça Vaz (PPD/PSD)
Sernancelhe - Carlos Silva Santiago (PPD/PSD)
Tabuaço - Carlos André Teles Paulo de Carvalho (PPD/PSD - CDS-PP)
Tarouca - Valdemar de Carvalho Pereira (PPD/PSD)
Tondela - José António Gomes de Jesus (PPD/PSD)
Vila Nova de Paiva - José Morgado Ribeiro (PS)
Viseu - António Joaquim Almeida Henriques (PPD/PSD)
Vouzela - Rui Miguel Ladeira Pereira (PPD/PSD)
 
 
MADEIRA
Calheta (R.A.M.) - Carlos Manuel Figueira de Ornelas Teles (PPD/PSD)
Câmara de Lobos - Pedro Emanuel Abreu Coelho (PPD/PSD)
Funchal - Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo (PS - BE - PND - MPT - PTP - PAN)
Machico - Ricardo Miguel Nunes Franco (PS)
Ponta do Sol - Rui David Pita Marques Luís (PPD/PSD)
Porto Moniz - João Emanuel Silva Câmara (PS)
Ribeira Brava - Ricardo António Nascimento (PPD/PSD)
Santa Cruz - Filipe Martiniano Martins de Sousa (Independente)
Santana - Teófilo Alírio Reis Cunha (CDS-PP)
São Vicente - José António Gonçalves Garçês (Independente)
Porto Santo - Filipe Emanuel Menezes de Oliveira (PS)
 
 
AÇORES
Vila do Porto - Carlos Henrique Lopes Rodrigues (PPD/PSD)
Lagoa (R.A.A) - João António Ferreira Ponte (PS)
Nordeste - Carlos Mendonça (PS)
Ponta Delgada - José Manuel Cabral Dias Bolieiro (PPD/PSD)
Povoação - Carlos Emílio Lopes Machado Ávila (PS)
Ribeira Grande - Alexandre Branco Gaudêncio (PPD/PSD)
Vila Franca do Campo - Ricardo Manuel de Amaral Rodrigues (PS)
Angra do Heroísmo - José Gabriel do Álamo de Meneses (PS)
Vila da Praia da Vitória - Roberto Lúcio Silva Pereira Monteiro (PS)
Santa Cruz da Graciosa - Manuel Avelar Cunha Santos (PS)
Calheta (R.A.A.) - Décio Natálio Almada Pereira (Independente)
Velas - Luís Virgílio de Sousa da Silveira (CDS-PP)
Lajes do Pico - Roberto Manuel Medeiros da Silva (PS)
Madalena - José António Marcos Soares (PPD/PSD)
São Roque do Pico - Mark Anthony Silveira (PS)
Horta - José Leonardo Goulart Silva (PS)
Lajes das Flores - Luís Carlos Martins Maciel (PS)
Santa Cruz das Flores - José Carlos Pimentel Mendes (PS)
Corvo - José Manuel Alves da Silva (PS)

 
 
Fonte: Direção Geral da Administração Interna